Sobre a feira Arte Formatto 2019

A Arte Formatto está em sua 6º edição com a missão de conectar, através de uma feira anual, artistas brasileiros ao cenário da arte contemporânea através de um extenso e elaborado trabalho de pesquisa e curadoria.

Com formato inovador, a feira Arte Formatto é um evento dos artistas, que tem como objetivo dar visibilidade aos seus trabalhos e às suas jornadas, aproximando-os do público, de curadores, colecionadores e instituições culturais.

Acreditamos que a arte transcende o mercado e, por isso, fomentamos um diálogo único sobre a cena contemporânea. Para tanto, de forma permanente, a Arte Formatto mantém sua galeria com exposições individuais, coletivas, cursos e workshops, incluindo trabalhos de artistas estabelecidos no mercado de arte quanto artistas independentes.

A diversidade de artistas, que abordam questões importantes a serem discutidas na sociedade contemporânea enriquece o acervo da galeria e possibilita novas reflexões.

Para nós, arte está além de tendências. A arte está na sua capacidade de impactar o que está à sua volta. Nosso propósito é conectar artistas, dialogar com o cenário contemporâneo e provocar reflexões.

Feira Arte Formatto 2019: 2 a 9 de outubro. Rua Colômbia, 157 das 10 às 20h

Veja aqui: Convocatória para artistas independentes

Programação da Arte Formatto 2019

02 de outubro 

Abertura – das 16hs às 22hs18hs 

  • Visita Guiada com a crítica e curadora Julia Lima19hs  
  • Performance das artistas Bella + Carol Costa | META _HIGH _FI“Meta_High_Fi une som, luz, projeção e matéria reflexiva. É uma performance que mescla elementos visuais e sonoros extraídos do próprio ambiente, e devolvidos a ele repetidamente, meta-criando e gerando novas percepções espaciais. Meta (de origem grega, significa além) alude a invenção de uma atmosfera que está para além de si mesma, envolvendo o espectador na invenção sinestésica de realidades ad infinitum.”

03 de outubro 

  • 19hs Talk com a pesquisadora e curadora Camila Bechelany e artista convidada Laura BelémTema: “Onde a arte acontece? Processos e diálogos do ateliê à exposição”

04 de outubro

  • 15hs Talk com a crítica e curadora Julia Lima e convidadas Camila Horta, diretora do Núcleo do MAM, Cristina Cataldi, organizadora de núcleos de estudo de arte contemporânea e artista Mercedes Lachmann.

Tema: “Recortes de gênero e a exclusão sistemática das mulheres no  sistema da arte.”

05 de outubro

  • 12hs Aula do Grupo Ypsilone com Thierry Chemalle

Tema: 

 “Arte, Sociedade e Filosofia, ressaltando a importância da figura do artista em uma sociedade desencantada.”

05 e 06 de outubro 

  • Projeto Inspirar-te – das 12:00 às 18:00

Inspirar-te  associação sem fins lucrativos com foco em cultura e educação.           Arte como meio de transformação social.  Inscrições limitadas através de : www.inspirar-te.com

08 de outubro 

  • 15hs Aula do Grupo Ypsilone com Kayta HochleitnerTítulo: 

“Arte no Brasil: História e Mercado” 

Apresentará um paralelo entre o desenvolvimento histórico da arte no Brasil, com seus principais movimentos, e a evolução de sistema e mercado brasileiro de arte, com os agentes que aí atuam.

09 de outubro – Finissage

  • 15hs Talk com  Danilo Oliveira e as artistas convidados Edith Derdyk e Renato Leal

Tema:

 “Arte para que? Qual a função da arte nos dias de hoje”


× Fale Conosco