Gustavo Aragoni

Gustavo Aragoni nasceu em 1975. Vive e trabalha em São Paulo. Estudou desenho com José Paulo de Latorre no Centro Universitário Belas Artes e depois no atelie do mesmo professor. Atualmente frequenta o grupo  de acompanhamento de projetos do Hermes Artes Visuais, sob orientação de Nino Cais e Carla Chaim.

Participou de exposições coletivas no Vão Espaço Independente de Arte - SP, no Memorial da América Latina - SP, Centro Cultural de Rio Claro - SP, Instituto Histórico e Cultural de Arceburgo - MG e na Galeria Carpintaria - RJ.

Em seus desenhos experimentais, pensa a composição, a figura, o fundo e elementos plásticos a partir de marcas e gestos rápidos sobre o papel. Das linhas duras e flexíveis, das manchas e borrões, da potência dos gestos, dos movimentos bruscos e repetitivos feitos com a barra de carvão, com o óleo aplicado sobre a espátula, com o carré de pastel, com a esponja úmida ou com qualquer objeto afim e ao alcance do corpo durante seu processo de criação, normalmente caótico e explosivo, emergem formas que sugerem muitas vezes a figura de uma massa, de um volume, de um corpo ou lugar que se expande mas que também se dissolve, se fragmenta. Sem desprezar totalmente a técnica, mas longe da procura por definições, ideias, conceitos ou representações, privilegia em seu trabalho o improviso, a subjetividade, a intuição e um certo descontrole. De modo geral, busca a produção daquilo que o afeta, do sensível, do concreto, daquilo que é, de fato
× Fale Conosco